top of page

Gastronomia

Neste workshop mostraremos aos clientes como cozinhar os pratos mais requisitados do país! A partir dos gostos refinados das ilhas do Barlavento aos pratos deliciosos e sabores escondidos na tradição cabo-verdiana passando pela famosa cachupa e pelo caldo de peixe !

Não faltarão os doces que nunca faltam nas encomendas.

O prato tradicinal de Cabo Verde a cachupa:é uma especie de feijoada com milho e aquele toque de caboverdianidade á mistura. Maioria das pessoas prefere refogada e com um ovo estrelado por cima , uma verdadeira especialidade caboverdiana.

O caldo de peixe : como o proprio nome indica é um caldo de peixe acompanhado de batata e mandioca e o caldo é feito com vinagre e pimentão picante.

Doce de coco se há doce que caraterize o país é o doce de côco feito com côco (como o proprio nome indica) e açucar e é muito doce.

Workshops

Artesanato

O famoso pano de terra(panu tera) é muito procurado pelos turistas como souvenir é feito pelos habilidosos tecelãos e em vários sitios o pano não vem todo cozido , antigamente comprava-se sem estar todo cosido e cosia em casa.

A cestaria é muito utilizada pelos nativos para 'coar' o milho para a cachupa e para levar as mercadorias para comercializar.

 São muito procuradas porque estas peças representam o quotidiano e tradição do país como podemos ver na imagem a cima são 2 homens um a tocar acordeão e outro a tocar ferros , 2 instrumentos muito carateristicos da musica cabo-verdiana.

Dança

Funana

Quando falamos de Cabo Verde em relação a musica a primeira coisa que nos vem a cabeça é o funana,que é provavelmente o estilo de dança mais conhecido.É uma dança e uma musica muita animada e alegre, usada usualmente em festas!

Batuque

O batuque é uma musica e dança muito carateristica de Cabo Verde que como musica consiste em um grupo de pessoas que tem um pano entre as pernas (as pessoas estão sentadas) batem uma vez por outra (como podem ver no video abaixo) e há uma batucadeira-cantora que fica no meio do circulo a cantar uns versos e o grupo de pessoas a tras responde repetindo o verso. Como dança: ao ritmo do batimento no pano as batucadeiras que estão no meio dançam e cantam ao mesmo ritmo.Dança (chamada da ku tornu) é feita com um requebrar das ancas, conseguido através de flexões rápidas dos joelhos, acompanhando o ritmo.

© 2016 by Maria Correia. Proudly created with Wix.com

bottom of page