
Artistas
Zé Espanhol

É considerado uma das vozes do funaná moderno. O cantor tem 39 anos tem-se destacado e reside em Portugal. Começou por cantar como cantor de funaná, em 2008 ao lado do cantor Zé di Tuta.Dá concertos um pouco por toda a diáspora, principalmente na Europa, mas também faz sucesso nas pistas de danças e nos festivais em Cabo Verde. Em 2014, venceu o seu primeiro prémio CVMA na categoria Melhor Funaná com o tema “Zé di Nhinha sem bo”.
Ferro Gaita

O nome ferro gaita vem da combinação dos dois instrumentos: o ferro e a gaita , utilizados na música tradicional cabo-verdiana (funaná), que teve a sua génese, com a chegada do acordeão a cabo verde, com o camponês do interior de Santiago a apoderar-se deste instrumento e a cantar a sua alma e a sua vivência típica; Pegando nestes instrumentos e em suas vontades e cresceram e cersceram musicalmente e hoje são um dos grupos de musica mais ouvidos em Cabo Verde pela sua música de ritmo quente e alegre.
Lura

Lura, nascida a 31 de Julho de 1975 em Lisboa, é uma cantora de ascendência cabo-verdiana. Seu envolvimento com o meio artístico começou cedo, mas sua carreira como cantora despontou em 1996, aos vinte e um anos, quando gravou seu primeiro álbum, cuja canção título, Nha Vida, foi um sucesso imediato Em 1998, acompanhou Cesária Évora, o maior nome da música cabo-verdiana, na série de concertos do projecto 'Cesária & friends'. Em 2006 lança o álbum M´bem di fora, bastante aclamado na sua apresentação a 7 de Novembro do mesmo ano no clássico Tivoli.

Tito Paris músico, compositor e intérprete cabo-verdiano.Radicado em Lisboa, um dos responsáveis pela divulgação da música Cabo-verdiana.
Onde quer que se apresente personifica a alma cabo-verdiana, com a sua guitarra ora melancólica ora frenética, a sua voz indolente e o swing com que nos embala fazem dele um dos ícones da moderna música luso-africana, retratista sonoro da ascendência africana, mas também do Portugal cosmopolita e da comunidade cabo-verdiana na diáspora.

Mayra Andrade nasceu em 1985 em Cuba pais de Cabo Verde. Cedo apaixonado pela música, ele se apresenta aos dezesseis anos de contestar a canção Jogos da Francofonia. Sua voz e suas performances quentes ricas em cores e ritmo são raros Mayra é uma artista muito procurada. Ela gira em torno do mundo em festivais e em 2006 gravou seu primeiro álbum: "Navega". Com este trabalho, Mayra está a emerge como a nova bandeira ostentar a música do seu arquipélago.

Gilyto Semedo Aka "MR. ENTERTAINER", cantor, bailarino, produtor musical, ativista cultural.
Em 1999 gravou o seu primeiro álbum –"Kel Tempu”. O Segundo foi gravado dois anos depois, (Dezembro de 2001) –"Nha Atriz Principal” que lhe valeu o seu primeiro Disco de Ouro e vários shows pelo mundo
Em 2010, Mr. Entertainer fez uma pausa na sua carreira musical e no dia 12 de Março de 2011, Gilyto e a sua equipa da GMS Entertainment, realizaram a primeira edição dos Cabo Verde Music Awards(CVMA).


CVMA
Os Cabo Verde Music Awards são marca registada da GMS Entertainment. Trata-se do único evento que premeia anualmente os músicos, agentes musicais e a música caboverdiana em todas as suas expressões, estilos e ritmos. De uma forma geral, os CVMA pretendem homenagear todos os agentes culturais de origem caboverdiana que se destaquem pelo seu papel dinamizador da música nacional.
Realiza-se todos os anos no mês de março e neste dia podemos ver a cidade da Praia e a musica cabo verdeana vestida de gala!



Tradições
Cabo Verde é um pais de tradições tanto em festas como em habitos diários , nestas curiosidades vou dar a conhecer algumas tradições deste povo:

As festas de Nhô São Filipe, na ilha do Fogo, são das mais conhecidas festas populares no arquipélago de Cabo Verde. Acontecem entre 25 de Abril e 1 de Maio e desenvolvem-se inúmeras manifestações populares, tais como:juramento da Bandeira, missa e procissão, bandeira da praia, cavalhadas ou corridas de cavalos, sempre com um ambiente animado e com muita musica e pratos tradicionais

Habitos...
Quando algum familiar morre é tradição a mulher durante o luto ter um lenço branco na cabeça...
Depois das festas de São Filipe , a festa mais conhecida é a festa do 15 de Agosto - Nossa Senhora do Socorro , uma festa preparada com muito empenho, em que são feitas procissões , há muita musica alegria até e durante o dia.Normalmente quando começa o mês de Agosto o clima festivo instala-se até ao dia 15 todas as noites há musica ao ar livre e no grande dia é que é festa ! é tradição todas as casas terem portas abertas a quem queira almoçar os petiscos e pratos tradicionais.